Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/380
Title: | As relações raciais no ensino fundamental |
Authors: | Silva, Francisca Eliane da |
Keywords: | Discriminação na educação - Brasil Brasil - Relações raciais Lei 10.639/2013 História da África e da cultura afro-brasileira |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SILVA, F. E. (2016) |
Abstract: | Com a implementação da Lei 10639/03, as escolas passaram a incluir em seu currículo o ensino da História da África e da cultura Afro brasileira. O aluno negro sofre discriminação antes mesmo de chegar à escola. Na família e na sociedade de um modo geral. Os professores precisam obter o conhecimento necessário para lidar com as relações raciais no ambiente escolar. Para refletir e até mudar conceitos preconceituosos é preciso conhecer as origens da cultura brasileira e sua diversidade, como é formada. Os elementos culturais afro brasileiras devem ser valorizados pela escola naturalmente como outros elementos de outras origens para que o estudante possa compreender a sua importância na formação da cultura brasileira. Assim é imprescindível que os docentes absorvam o conhecimento necessário para mediar os assuntos referente a temática, o conteúdo curricular e as abordagens das relações raciais que surgem no dia a dia. Assim esse trabalho faz uma análise da história do negro no Brasil, desde a chegada da condição de prisioneiros escravizados até os dias atuais, chegando ao cotidiano escolar e destacando o preconceito e a discriminação que permeia a sociedade, sendo também reproduzido no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/380 |
Appears in Collections: | Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Francisca Eliane da Silva.pdf | 323,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.