Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Título : | A importância da experimentação nas aulas de Química no ensino médio: a experiência na escola Dr. Brunilo Jacó na cidade de Redenção-Ceará |
Autor : | Benoliel, Abigail Chinossande |
Palabras clave : | Ensino de Química Aulas Práticas Experimentação |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | BENOLIEL, A. C.(2015) |
Resumen : | A Química é parte integrante do currículo do ensino médio e, no entanto, é lecionada na quase totalidade como aula expositiva, limitando-se ao conteúdo baseado apenas nos livros e apostilas. Nesse contexto, existe uma ampla carência de propostas e de práticas adequadas para o ensino de Química. Em muitos casos, esse problema é potencializado pela falta de incentivo, capacitação, oportunidade e, até mesmo, tempo para o professor montar e aplicar aulas experimentais e/ou com um conteúdo mais elaborado. Dado este quadro, os objetivos desse trabalho foram investigar o desempenho dos alunos do segundo ano na disciplina de Química, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, realizar aulas experimentais usando materiais alternativos, e avaliar o desenvolvimento dessas aulas por meio de questionários. No final deste trabalho, foi possível perceber que as aulas práticas influenciaram positivamente no aprendizado dos alunos das turmas pesquisadas, ajudando-os na compreensão dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Isso demonstrou que apesar das aulas teóricas serem importantes, as aulas práticas também influenciam no aprendizado do aluno de forma positiva. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abigail Chinossande Benoliel.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.