Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Título: | A importância da experimentação nas aulas de Química no ensino médio: a experiência na escola Dr. Brunilo Jacó na cidade de Redenção-Ceará |
Autor(es): | Benoliel, Abigail Chinossande |
Palavras-chave: | Ensino de Química Aulas Práticas Experimentação |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | BENOLIEL, A. C.(2015) |
Resumo: | A Química é parte integrante do currículo do ensino médio e, no entanto, é lecionada na quase totalidade como aula expositiva, limitando-se ao conteúdo baseado apenas nos livros e apostilas. Nesse contexto, existe uma ampla carência de propostas e de práticas adequadas para o ensino de Química. Em muitos casos, esse problema é potencializado pela falta de incentivo, capacitação, oportunidade e, até mesmo, tempo para o professor montar e aplicar aulas experimentais e/ou com um conteúdo mais elaborado. Dado este quadro, os objetivos desse trabalho foram investigar o desempenho dos alunos do segundo ano na disciplina de Química, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, realizar aulas experimentais usando materiais alternativos, e avaliar o desenvolvimento dessas aulas por meio de questionários. No final deste trabalho, foi possível perceber que as aulas práticas influenciaram positivamente no aprendizado dos alunos das turmas pesquisadas, ajudando-os na compreensão dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Isso demonstrou que apesar das aulas teóricas serem importantes, as aulas práticas também influenciam no aprendizado do aluno de forma positiva. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abigail Chinossande Benoliel.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.