Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Título: A importância da experimentação nas aulas de Química no ensino médio: a experiência na escola Dr. Brunilo Jacó na cidade de Redenção-Ceará
Autor(es): Benoliel, Abigail Chinossande
Palavras-chave: Ensino de Química
Aulas Práticas
Experimentação
Data do documento: 2015
Citação: BENOLIEL, A. C.(2015)
Resumo: A Química é parte integrante do currículo do ensino médio e, no entanto, é lecionada na quase totalidade como aula expositiva, limitando-se ao conteúdo baseado apenas nos livros e apostilas. Nesse contexto, existe uma ampla carência de propostas e de práticas adequadas para o ensino de Química. Em muitos casos, esse problema é potencializado pela falta de incentivo, capacitação, oportunidade e, até mesmo, tempo para o professor montar e aplicar aulas experimentais e/ou com um conteúdo mais elaborado. Dado este quadro, os objetivos desse trabalho foram investigar o desempenho dos alunos do segundo ano na disciplina de Química, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Brunilo Jacó, realizar aulas experimentais usando materiais alternativos, e avaliar o desenvolvimento dessas aulas por meio de questionários. No final deste trabalho, foi possível perceber que as aulas práticas influenciaram positivamente no aprendizado dos alunos das turmas pesquisadas, ajudando-os na compreensão dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Isso demonstrou que apesar das aulas teóricas serem importantes, as aulas práticas também influenciam no aprendizado do aluno de forma positiva.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/38
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abigail Chinossande Benoliel.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.