Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Title: Rompendo silêncios sobre a história da educação de mulheres negras no Brasil
Authors: Silva, Daniele dos Santos
Keywords: Gênero
Raça
Educação
Análise de discurso crítica
Issue Date: 28-Mar-2019
Citation: SILVA, D. S. (2019)
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo principal comparar – tendo a ADC (CHOULIARACKI; FAIRCLOUGH, 2005) como teoria e método - as narrativas históricas de artigos que tratam sobre a educação de mulheres em dois livros - História das Mulheres no Brasil (DEL PRIORE, 2009) e Nova História das Mulheres no Brasil (PINSKY; PEDRO, 2013) - sobre a história das mulheres do Brasil, identificando a presença (ou apagamento) da história das mulheres negras. Para tanto, serão resgatados – em diferentes artigos e livros - dados históricos, que ocorreram no mesmo período dos artigos analisados, sobre a educação das mulheres negras; bem como, serão relacionados os dados coletados com as temáticas pautadas nos artigos dos livros escolhidos como fonte para a pesquisa. Para tanto, propomo-nos a realizar, da análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 1999; 2005), doravante ADC, a análise da ideologia e da hegemonia, nas práticas sociais; a análise da produção e distribuição, nas práticas discursivas; e no texto, o conteúdo temático.
Description: SILVA, Daniele dos Santos. Rompendo silêncios sobre a história da educação de mulheres negras no Brasil. 2019. 27 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE DOS SANTOS SILVA TCC.pdf2019_pp_ddosssilva.pdf530,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.