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Título: Rompendo silêncios sobre a história da educação de mulheres negras no Brasil
Autor(es): Silva, Daniele dos Santos
Palavras-chave: Gênero
Raça
Educação
Análise de discurso crítica
Data do documento: 28-Mar-2019
Citação: SILVA, D. S. (2019)
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo principal comparar – tendo a ADC (CHOULIARACKI; FAIRCLOUGH, 2005) como teoria e método - as narrativas históricas de artigos que tratam sobre a educação de mulheres em dois livros - História das Mulheres no Brasil (DEL PRIORE, 2009) e Nova História das Mulheres no Brasil (PINSKY; PEDRO, 2013) - sobre a história das mulheres do Brasil, identificando a presença (ou apagamento) da história das mulheres negras. Para tanto, serão resgatados – em diferentes artigos e livros - dados históricos, que ocorreram no mesmo período dos artigos analisados, sobre a educação das mulheres negras; bem como, serão relacionados os dados coletados com as temáticas pautadas nos artigos dos livros escolhidos como fonte para a pesquisa. Para tanto, propomo-nos a realizar, da análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 1999; 2005), doravante ADC, a análise da ideologia e da hegemonia, nas práticas sociais; a análise da produção e distribuição, nas práticas discursivas; e no texto, o conteúdo temático.
Descrição: SILVA, Daniele dos Santos. Rompendo silêncios sobre a história da educação de mulheres negras no Brasil. 2019. 27 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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