Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4039
Title: | A composição dos corpos: a construção do preconceito com o homem que dança ballet |
Authors: | Gonçalves, Jessi Kelly da Silva |
Keywords: | Ballet Gênero Masculinidade Preconceito Feminilidade |
Issue Date: | 5-Jan-2018 |
Citation: | GONÇALVES, J. K. S. 2018) |
Abstract: | O presente projeto visa discutir e problematizar a temática da dança sob a ótica do gênero e da sexualidade, com ênfase ao ballet clássico e seus praticantes do sexo masculino, diante da alegada relação, na percepção do senso comum, entre a prática do ballet e a feminilidade. Numa visão comum e estereotipada socialmente, o ballet é pertence apenas ao universo feminino, o que gera preconceitos e discriminação quando um homem se torna bailarino. De onde vem este tipo de preconceito contra a presença do homem no ballet e na dança, de modo geral? Este problema é foco central desta pesquisa. Para tanto, este estudo se valerá de abordagem qualitativa através de procedimento etnográfico de observação participante, registro fotográficos da presença masculina em ensaios e espetáculos de ballet, além de pesquisa bibliográfica com análise de textos referentes à temática aqui a ser discutida. |
Description: | GONÇALVES, Jessy Kelly da Silva. A composição dos corpos: a construção do preconceito com o homem que dança ballet. 2017. 23 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção -CE, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4039 |
Appears in Collections: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC JESSI KELLY_DEPOSITO.pdf | 2017_pp_jkdasgoncalves.pdf | 878,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.