Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4039
Título: A composição dos corpos: a construção do preconceito com o homem que dança ballet
Autor(es): Gonçalves, Jessi Kelly da Silva
Palavras-chave: Ballet
Gênero
Masculinidade
Preconceito
Feminilidade
Data do documento: 5-Jan-2018
Citação: GONÇALVES, J. K. S. 2018)
Resumo: O presente projeto visa discutir e problematizar a temática da dança sob a ótica do gênero e da sexualidade, com ênfase ao ballet clássico e seus praticantes do sexo masculino, diante da alegada relação, na percepção do senso comum, entre a prática do ballet e a feminilidade. Numa visão comum e estereotipada socialmente, o ballet é pertence apenas ao universo feminino, o que gera preconceitos e discriminação quando um homem se torna bailarino. De onde vem este tipo de preconceito contra a presença do homem no ballet e na dança, de modo geral? Este problema é foco central desta pesquisa. Para tanto, este estudo se valerá de abordagem qualitativa através de procedimento etnográfico de observação participante, registro fotográficos da presença masculina em ensaios e espetáculos de ballet, além de pesquisa bibliográfica com análise de textos referentes à temática aqui a ser discutida.
Descrição: GONÇALVES, Jessy Kelly da Silva. A composição dos corpos: a construção do preconceito com o homem que dança ballet. 2017. 23 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção -CE, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4039
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JESSI KELLY_DEPOSITO.pdf2017_pp_jkdasgoncalves.pdf878,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.