Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Title: Financiamento e indicadores educacionais
Other Titles: uma análise dos resultados do município de Pacatuba-CE
Authors: Soares, Ana Márcia
Mosinho, Marcela Oliveira
Keywords: Planejamento educacional
Indicadores educacionais
Pacatuba - CE
Issue Date: 2014
Citation: SOARES, A. M.; MOSINHO, M. O. (2014)
Abstract: O contexto educacional escolar abrange variadas exigências governamentais. A escola pública, por excelência, é alvo de constantes incentivos, controles e avaliações externas. A partir dessas reflexões, objetiva-se verificar se existe relação direta entre os indicadores educacionais exigidos pelo governo e a aplicação dos recursos recebidos, na busca pela melhoria dos indicadores educacionais exigidos. Para realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que foi analisado o programa de governo FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). Através de repasses federais, sua aplicação, comparando com os resultados obtidos pela avaliação externa, em larga escala, SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), seja no modo censitário ou por amostragem. Verificou-se uma grande melhoria entre os resultados obtidos no primeiro ano de aplicação (2005) e no último ano aplicado (2011). Ainda que a melhoria tenha sido significativa, há muitos objetivos a serem alcançados.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Márcia Soares.pdf612,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.