Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4604
Title: | Epistemicídio feminino: reflexos na construção da identidade das mulheres em sua formação universitária |
Authors: | Castro, Letícia Viana de |
Keywords: | Epistemicídio feminino Identidades Professoras universitárias |
Issue Date: | 4-Aug-2022 |
Citation: | CASTRO, L. V. (2022) |
Abstract: | RESUMO Este trabalho tem como tema geral o epistemicídio feminino. Objetiva compreender em que medida o silenciamento de autoras afetou a formação universitária de mulheres cientistas sociais, assim como, perceber como essas mulheres, hoje professoras universitárias, refletem sobre a influência de outras cientistas sociais nas suas identidades como mulheres, docentes e intelectuais. A pesquisa se caracteriza como qualitativa tendo como procedimento de construção de dados a realização de entrevistas semiestruturadas. O campo da pesquisa foram os cursos de Ciências Sociais das universidades públicas do Ceará. As principais bases teóricas escolhidas foram Aparecida Sueli Carneiro, bell hooks, Michelle Perrot e Jaqueline Lima Santos. Os principais resultados demostram que, apesar do curso de Ciências Sociais ainda ser majoritariamente construído por uma bibliografia masculina, existe um gradativo avanço, e que as professoras têm realizado um exercício de inclusão das Sociólogas/Cientistas Sociais nos currículos da formação universitária. |
Description: | CASTRO, Letícia Viana de. Epistemicídio feminino: reflexos na construção da identidade das mulheres em sua formação universitária. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4604 |
Appears in Collections: | Artigo - Sociologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Leticia Viana de Castro.pdf | 2022_art_lcastro.pdf | 260,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.