Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691
Título : | Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química |
Autor : | Nobre, Maria Daniele Ferreira |
Palabras clave : | Formação de Professores Programa Residência Pedagógica Unilab Química |
Fecha de publicación : | 12-abr-2021 |
Citación : | NOBRE, M. D. (2021) |
Resumen : | O presente trabalho de conclusão tem como objeto de investigação o Programa Residência Pedagógica da Unilab. Nasceu da curiosidade despertada por ocasião da interação da autora com o subprojeto Química a partir de duas experiências distintas: a convivência com colegas residentes no contexto dos componentes curriculares de estágio supervisionado que permitiram o contato inicial com as ações do Programa; e a atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência com projeto voltado para a investigação das bases teóricas e metodológicas do Projeto Institucional da Unilab. A partir destes contatos iniciais foi se construindo a curiosidade epistemológica de lançar um olhar mais específico para os contributos deste Programa para a formação dos futuros professores de Química formados pela Unilab. Assim, foi elaborada como pergunta orientadora da presente pesquisa: quais os limites e as possibilidades do Programa Residência Pedagógica para a formação dos licenciandos em Química da Unilab? Para conseguir respostas para esta questão, foi desenvolvido um estudo, de abordagem qualitativa, pautado na revisão de literatura, na análise de documentos e aplicação de formulário eletrônico junto a egressos do programa. A partir dos estudos de Pimenta e Lima (2017) entre outros pesquisadores que problematizam a formação de professores, foi possível identificar que os aspectos que possibilitam o alcance bons resultados relacionam-se ao aporte de recursos e ao longo período durante o qual se estabelecem diálogos entre escolas e universidade. Os limites relacionam- se ao caráter excludente presente na lógica de seleção das IES e dos residentes. |
Descripción : | NOBRE, Maria Daniele Ferreira. Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Licenciatura em Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA DANIELE FERREIRA NOBRE .pdf | 2021_mono_mnobre.pdf | 732,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.