Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691
Título: Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química
Autor(es): Nobre, Maria Daniele Ferreira
Palavras-chave: Formação de Professores
Programa Residência Pedagógica
Unilab
Química
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: NOBRE, M. D. (2021)
Resumo: O presente trabalho de conclusão tem como objeto de investigação o Programa Residência Pedagógica da Unilab. Nasceu da curiosidade despertada por ocasião da interação da autora com o subprojeto Química a partir de duas experiências distintas: a convivência com colegas residentes no contexto dos componentes curriculares de estágio supervisionado que permitiram o contato inicial com as ações do Programa; e a atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência com projeto voltado para a investigação das bases teóricas e metodológicas do Projeto Institucional da Unilab. A partir destes contatos iniciais foi se construindo a curiosidade epistemológica de lançar um olhar mais específico para os contributos deste Programa para a formação dos futuros professores de Química formados pela Unilab. Assim, foi elaborada como pergunta orientadora da presente pesquisa: quais os limites e as possibilidades do Programa Residência Pedagógica para a formação dos licenciandos em Química da Unilab? Para conseguir respostas para esta questão, foi desenvolvido um estudo, de abordagem qualitativa, pautado na revisão de literatura, na análise de documentos e aplicação de formulário eletrônico junto a egressos do programa. A partir dos estudos de Pimenta e Lima (2017) entre outros pesquisadores que problematizam a formação de professores, foi possível identificar que os aspectos que possibilitam o alcance bons resultados relacionam-se ao aporte de recursos e ao longo período durante o qual se estabelecem diálogos entre escolas e universidade. Os limites relacionam- se ao caráter excludente presente na lógica de seleção das IES e dos residentes.
Descrição: NOBRE, Maria Daniele Ferreira. Limites e possibilidades do programa residência pedagógica da Unilab para a formação dos professores de química. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4691
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DANIELE FERREIRA NOBRE .pdf2021_mono_mnobre.pdf732,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.