Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909
Título : Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula
Autor : Viriato, Nicola
Palabras clave : Ensino de Ciências
Educação Ambiental
Guiné-Bissau
Liceu João Paulo II-Bula
Fecha de publicación : 6-jul-2023
Citación : VIRIATO, N. (2023)
Resumen : Na Guiné-Bissau, a maior parcela da população depende fortemente de recursos naturais para garantir a sua sobrevivência. Nos últimos anos, o uso de recursos naturais aumentou significativamente, e, ao mesmo tempo, o país não possui equipamentos suficientes e recursos necessários para promover atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA), atividades estes importantes para combater os impactos ambientais negativos sobre o capital natural. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva investigar como a Educação Ambiental (EA) é trabalhada no Ensino Fundamental- Anos Finais no Liceu João Paulo II-Bula, com ênfase na conservação do meio ambiente na Guiné-Bissau e na formação de estudantes. Nesse ensejo, valeu-se da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com estudantes de quatro turmas do 7o ano e de duas turmas do 9o ano do Liceu João Paulo II-Bula. Aplicou um questionário semiestruturado para a coleta de dados, e para análise dos dados, empregou a estatística descritiva e os pressupostos metodológicos de análise de conteúdo. Os resultados desta investigação permitem apurar que a EA é pouco trabalhada no Ensino Fundamental-Anos Finais do Liceu João Paulo II-Bula. Ademais, a maioria dos estudantes das séries pesquisadas desconhece o termo EA. Não obstante, têm conhecimento razoável sobre os principais problemas ambientais da Guiné-Bissau. Portanto, encoraja-se o desenvolvimento de atividades de EA nos espaços formais de ensino na Guiné-Bissau.
Descripción : VIRIATO, Nicola. Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula. 2023. 26f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909
Aparece en las colecciones: Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nicola Viriato.pdf2023_art_niviriato.pdf553,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.