Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909
Título: | Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula |
Autor(es): | Viriato, Nicola |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Educação Ambiental Guiné-Bissau Liceu João Paulo II-Bula |
Data do documento: | 6-Jul-2023 |
Citação: | VIRIATO, N. (2023) |
Resumo: | Na Guiné-Bissau, a maior parcela da população depende fortemente de recursos naturais para garantir a sua sobrevivência. Nos últimos anos, o uso de recursos naturais aumentou significativamente, e, ao mesmo tempo, o país não possui equipamentos suficientes e recursos necessários para promover atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA), atividades estes importantes para combater os impactos ambientais negativos sobre o capital natural. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva investigar como a Educação Ambiental (EA) é trabalhada no Ensino Fundamental- Anos Finais no Liceu João Paulo II-Bula, com ênfase na conservação do meio ambiente na Guiné-Bissau e na formação de estudantes. Nesse ensejo, valeu-se da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com estudantes de quatro turmas do 7o ano e de duas turmas do 9o ano do Liceu João Paulo II-Bula. Aplicou um questionário semiestruturado para a coleta de dados, e para análise dos dados, empregou a estatística descritiva e os pressupostos metodológicos de análise de conteúdo. Os resultados desta investigação permitem apurar que a EA é pouco trabalhada no Ensino Fundamental-Anos Finais do Liceu João Paulo II-Bula. Ademais, a maioria dos estudantes das séries pesquisadas desconhece o termo EA. Não obstante, têm conhecimento razoável sobre os principais problemas ambientais da Guiné-Bissau. Portanto, encoraja-se o desenvolvimento de atividades de EA nos espaços formais de ensino na Guiné-Bissau. |
Descrição: | VIRIATO, Nicola. Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula. 2023. 26f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nicola Viriato.pdf | 2023_art_niviriato.pdf | 553,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.