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dc.contributor.authorViriato, Nicola-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:54:07Z-
dc.date.available2024-07-17T17:54:07Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.citationVIRIATO, N. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909-
dc.descriptionVIRIATO, Nicola. Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula. 2023. 26f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa Guiné-Bissau, a maior parcela da população depende fortemente de recursos naturais para garantir a sua sobrevivência. Nos últimos anos, o uso de recursos naturais aumentou significativamente, e, ao mesmo tempo, o país não possui equipamentos suficientes e recursos necessários para promover atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA), atividades estes importantes para combater os impactos ambientais negativos sobre o capital natural. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva investigar como a Educação Ambiental (EA) é trabalhada no Ensino Fundamental- Anos Finais no Liceu João Paulo II-Bula, com ênfase na conservação do meio ambiente na Guiné-Bissau e na formação de estudantes. Nesse ensejo, valeu-se da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com estudantes de quatro turmas do 7o ano e de duas turmas do 9o ano do Liceu João Paulo II-Bula. Aplicou um questionário semiestruturado para a coleta de dados, e para análise dos dados, empregou a estatística descritiva e os pressupostos metodológicos de análise de conteúdo. Os resultados desta investigação permitem apurar que a EA é pouco trabalhada no Ensino Fundamental-Anos Finais do Liceu João Paulo II-Bula. Ademais, a maioria dos estudantes das séries pesquisadas desconhece o termo EA. Não obstante, têm conhecimento razoável sobre os principais problemas ambientais da Guiné-Bissau. Portanto, encoraja-se o desenvolvimento de atividades de EA nos espaços formais de ensino na Guiné-Bissau.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectLiceu João Paulo II-Bulapt_BR
dc.titleEducação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bulapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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