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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Viriato, Nicola | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T17:54:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T17:54:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | VIRIATO, N. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4909 | - |
dc.description | VIRIATO, Nicola. Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula. 2023. 26f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na Guiné-Bissau, a maior parcela da população depende fortemente de recursos naturais para garantir a sua sobrevivência. Nos últimos anos, o uso de recursos naturais aumentou significativamente, e, ao mesmo tempo, o país não possui equipamentos suficientes e recursos necessários para promover atividades relacionadas à Educação Ambiental (EA), atividades estes importantes para combater os impactos ambientais negativos sobre o capital natural. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva investigar como a Educação Ambiental (EA) é trabalhada no Ensino Fundamental- Anos Finais no Liceu João Paulo II-Bula, com ênfase na conservação do meio ambiente na Guiné-Bissau e na formação de estudantes. Nesse ensejo, valeu-se da pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com estudantes de quatro turmas do 7o ano e de duas turmas do 9o ano do Liceu João Paulo II-Bula. Aplicou um questionário semiestruturado para a coleta de dados, e para análise dos dados, empregou a estatística descritiva e os pressupostos metodológicos de análise de conteúdo. Os resultados desta investigação permitem apurar que a EA é pouco trabalhada no Ensino Fundamental-Anos Finais do Liceu João Paulo II-Bula. Ademais, a maioria dos estudantes das séries pesquisadas desconhece o termo EA. Não obstante, têm conhecimento razoável sobre os principais problemas ambientais da Guiné-Bissau. Portanto, encoraja-se o desenvolvimento de atividades de EA nos espaços formais de ensino na Guiné-Bissau. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Liceu João Paulo II-Bula | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na Guiné-Bissau: percepções e ações para a proteção de meio ambiente na formação de estudantes do Liceu João Paulo II-Bula | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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