Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5069
Title: | Educação e mudança em Paulo Freire |
Authors: | Santos, Lucinéa dos |
Keywords: | Alfabetização de adultos - Brasil Freire, Paulo, 1921-1997. Educação e mudança - crítica e interpretação |
Issue Date: | 11-Dec-2023 |
Citation: | SANTOS, L. (2023) |
Abstract: | A proposta deste artigo visa discutir o tema da educação e da transformação social na perspectiva pedagógica proposta por Paulo Freire. Trata-se de um estudo bibliográfico, no qual se busca destacar pontos relevantes para a reflexão sobre a concepção crítica presente no pensamento do educador brasileiro, tendo como referência quatro ensaios do autor, O compromisso do profissional com a sociedade; A educação e o processo de mudança social; O papel do trabalhador social no processo de mudança e Alfabetização de adultos e conscientização; publicados em sua obra Educação e Mudança (1979). Textos escritos em espanhol e publicados em português no Brasil, quando Freire pôde enfim retornar ao país, após quinze anos de exílio, em razão da ditadura militar instaurada em março de 1964. Os resultados alcançados consistem nas reflexões sobre as obras e métodos de Paulo Freire que são de grande importância para a educação brasileira, sobretudo a alfabetização e educação de jovens e adultos. |
Description: | SANTOS, Lucinéa dos. Educação e mudança em Paulo Freire. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5069 |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_lucineasantos.pdf | 2023_arti_lucineasantos.pdf | 351,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.