Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5069
Título: Educação e mudança em Paulo Freire
Autor(es): Santos, Lucinéa dos
Palavras-chave: Alfabetização de adultos - Brasil
Freire, Paulo, 1921-1997. Educação e mudança - crítica e interpretação
Data do documento: 11-Dez-2023
Citação: SANTOS, L. (2023)
Resumo: A proposta deste artigo visa discutir o tema da educação e da transformação social na perspectiva pedagógica proposta por Paulo Freire. Trata-se de um estudo bibliográfico, no qual se busca destacar pontos relevantes para a reflexão sobre a concepção crítica presente no pensamento do educador brasileiro, tendo como referência quatro ensaios do autor, O compromisso do profissional com a sociedade; A educação e o processo de mudança social; O papel do trabalhador social no processo de mudança e Alfabetização de adultos e conscientização; publicados em sua obra Educação e Mudança (1979). Textos escritos em espanhol e publicados em português no Brasil, quando Freire pôde enfim retornar ao país, após quinze anos de exílio, em razão da ditadura militar instaurada em março de 1964. Os resultados alcançados consistem nas reflexões sobre as obras e métodos de Paulo Freire que são de grande importância para a educação brasileira, sobretudo a alfabetização e educação de jovens e adultos.
Descrição: SANTOS, Lucinéa dos. Educação e mudança em Paulo Freire. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5069
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_lucineasantos.pdf2023_arti_lucineasantos.pdf351,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.