Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Título : Efeitos da divisão de trabalho para o trabalhador
Otros títulos : entre a eficiência e a alienação, em Adam Smith e Karl Marx
Autor : Lopandza, Gerseley Ivanick Mandinga
Palabras clave : Trabalho - Filosofia
Redenção - CE
Karl Marx
Taylor - Administração pública
Fecha de publicación : 2016
Citación : LOPANDZA, G. I. M. (2016)
Resumen : A presente monografia tem por objetivo analisar a divisão de trabalho e as suas consequências confrontando as teorias de Adam Smith e Marx nesse contexto, através de uma perspectiva interdisciplinar, com foco na problemática da administração, ou seja, a especialização do trabalhador e seus efeitos. A necessidade de se pensar isso nasce da busca pelo entendimento do que acontece quando ocorre a divisão de trabalho, se de fato ocorre à produtividade e prosperidade, descrito em Smith ou Taylor somente, ou se acaba alienando o trabalhador como é descrito por Marx. Na primeira parte explana-se sobre as correntes que influenciaram o pensamento econômico de Adam Smith, começando nos mercantilistas; os fisiocratas e Bernard Mandeville. Após isto, desenvolve-se o conceito de divisão de trabalho tirado das Riquezas das Nações. Como contraponto, na segunda parte da monografia, a visão de Smith, traz-se o pensamento de Karl Marx, mas concretamente o pensamento do trabalho estranhado ou alienado. Mostrando que ao mesmo tempo em que a divisão de trabalho garante a produtividade na manufatura contribui para as péssimas condições da classe trabalhadora que vende a sua força de trabalho ao capitalista. Na fase final, confronta-se as duas visões a partir de um exemplo do campo da administração, mostrando as influências do pensamento de Smith em pensadores como Taylor, o grande clássico da administração científica.
Descripción : LOPANDZA, Gerseley Ivanick Mandinga. Efeitos da divisão de trabalho para o trabalhador: entre a eficiência e a alienação, em Adam Smith e Karl Marx. 2016. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Aparece en las colecciones: Monografias - Administração Pública Presencial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gerseley Ivanick Mandinga Lopandza.pdf690,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.