Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5185
Title: | O papel do cuidador escolar na visão de professores e cuidadores na educação infantil |
Authors: | Sousa, Júlia da Silva |
Keywords: | Educação inclusiva Cuidadores/as Percepções Política pública educacional Redenção/CE Inclusão escolar |
Issue Date: | 27-Nov-2023 |
Citation: | SOUSA, J. S. (2023) |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre as supostas visões dos/as professores/as e cuidadores/as, acerca do papel do cuidador escolar, nas salas de educação infantil na escola Raimundo Lima, do município de Redenção/CE. O/a cuidador/a é um/a profissional que passou a atuar na escola para garantir a inclusão de alunos/as com deficiência dentro do ensino regular. A LDB 9394/96 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015(Lei 13.146/2015), garante a presença de crianças, jovens e adultos deficientes junto aos espaços escolares, com o intuito de promover para esse público o direito a educação, e também dirimir o preconceito. Para efetivar esse direto criou-se a figura do/a cuidador/a. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, com um grupo focal, feita através de questionário com perguntas abertas. Temos com fonte bibliográficas; FONSECA (1995), MENDES (2020), SANTOS (2022), e NEVES (2019). |
Description: | SOUSA, Júlia da Silva. O papel do cuidador escolar na visão de professores e cuidadores na educação infantil. 2023. 13f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5185 |
Appears in Collections: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JÚLIA DA SILVA SOUSA.pdf | 2023_proj_jsousa.pdf | 491,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.