Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5185
Título : O papel do cuidador escolar na visão de professores e cuidadores na educação infantil
Autor : Sousa, Júlia da Silva
Palabras clave : Educação inclusiva
Cuidadores/as
Percepções
Política pública educacional
Redenção/CE
Inclusão escolar
Fecha de publicación : 27-nov-2023
Citación : SOUSA, J. S. (2023)
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa sobre as supostas visões dos/as professores/as e cuidadores/as, acerca do papel do cuidador escolar, nas salas de educação infantil na escola Raimundo Lima, do município de Redenção/CE. O/a cuidador/a é um/a profissional que passou a atuar na escola para garantir a inclusão de alunos/as com deficiência dentro do ensino regular. A LDB 9394/96 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015(Lei 13.146/2015), garante a presença de crianças, jovens e adultos deficientes junto aos espaços escolares, com o intuito de promover para esse público o direito a educação, e também dirimir o preconceito. Para efetivar esse direto criou-se a figura do/a cuidador/a. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, com um grupo focal, feita através de questionário com perguntas abertas. Temos com fonte bibliográficas; FONSECA (1995), MENDES (2020), SANTOS (2022), e NEVES (2019).
Descripción : SOUSA, Júlia da Silva. O papel do cuidador escolar na visão de professores e cuidadores na educação infantil. 2023. 13f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5185
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JÚLIA DA SILVA SOUSA.pdf2023_proj_jsousa.pdf491,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.