Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195
Title: | Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental |
Authors: | Gomes, Marcos Fernando |
Keywords: | Crioulo guineense Guiné-Bissau Ensino bilíngue Ensino- Aprendizagem |
Issue Date: | 23-Jan-2023 |
Citation: | GOMES, M. F. (2023) |
Abstract: | O presente projeto tem como objetivo analisar a necessidade de implementar a língua crioula do ensino fundamental guineense. Partindo-se do pressuposto que o crioulo é a língua mais falada do país e que esteve ausente no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se refletir sobre as experiências do ensino bilíngue a partir de vários projetos voltados à luta para implementação de novos modelos educacionais que integram saberes locais na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, centrada na pesquisa experimental e a técnica de coleta baseia-se nas entrevistas estruturadas. Esse trabalho é motivado a partir da verificação das dificuldades que as crianças enfrentam na escola nos seus primeiros momentos ao terem contato com a língua do ensino (Português). Partindo-se da seguinte hipótese de que se os conteúdos fossem ensinados no crioulo, maior seria o entendimento das crianças sobre os assuntos ensinados na sala. |
Description: | GOMES, Marcos Fernando. Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental. 2023. 19f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195 |
Appears in Collections: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARCOS FERNANDO GOMES.pdf | 2023_proj_mgomes.pdf | 710,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.