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Title: Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental
Authors: Gomes, Marcos Fernando
Keywords: Crioulo guineense
Guiné-Bissau
Ensino bilíngue
Ensino- Aprendizagem
Issue Date: 23-Jan-2023
Citation: GOMES, M. F. (2023)
Abstract: O presente projeto tem como objetivo analisar a necessidade de implementar a língua crioula do ensino fundamental guineense. Partindo-se do pressuposto que o crioulo é a língua mais falada do país e que esteve ausente no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se refletir sobre as experiências do ensino bilíngue a partir de vários projetos voltados à luta para implementação de novos modelos educacionais que integram saberes locais na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, centrada na pesquisa experimental e a técnica de coleta baseia-se nas entrevistas estruturadas. Esse trabalho é motivado a partir da verificação das dificuldades que as crianças enfrentam na escola nos seus primeiros momentos ao terem contato com a língua do ensino (Português). Partindo-se da seguinte hipótese de que se os conteúdos fossem ensinados no crioulo, maior seria o entendimento das crianças sobre os assuntos ensinados na sala.
Description: GOMES, Marcos Fernando. Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental. 2023. 19f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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