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Título : Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental
Autor : Gomes, Marcos Fernando
Palabras clave : Crioulo guineense
Guiné-Bissau
Ensino bilíngue
Ensino- Aprendizagem
Fecha de publicación : 23-ene-2023
Citación : GOMES, M. F. (2023)
Resumen : O presente projeto tem como objetivo analisar a necessidade de implementar a língua crioula do ensino fundamental guineense. Partindo-se do pressuposto que o crioulo é a língua mais falada do país e que esteve ausente no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se refletir sobre as experiências do ensino bilíngue a partir de vários projetos voltados à luta para implementação de novos modelos educacionais que integram saberes locais na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, centrada na pesquisa experimental e a técnica de coleta baseia-se nas entrevistas estruturadas. Esse trabalho é motivado a partir da verificação das dificuldades que as crianças enfrentam na escola nos seus primeiros momentos ao terem contato com a língua do ensino (Português). Partindo-se da seguinte hipótese de que se os conteúdos fossem ensinados no crioulo, maior seria o entendimento das crianças sobre os assuntos ensinados na sala.
Descripción : GOMES, Marcos Fernando. Processo de ensino aprendizagem na Guiné-Bissau: a necessidade da implementação do crioulo Guineense no ensino fundamental. 2023. 19f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5195
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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