Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300
Título : Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE
Autor : Farias, Roberto Gerônimo de
Palabras clave : Anarquismo
Educação pública
Pedagogia libertária
Avaliação
Fecha de publicación : 1-abr-2019
Citación : FARIAS, R. G. (2019)
Resumen : Com o resultado de pesquisas sobre o “baixo desempenho” dos alunos brasileiros na educação pública reflexões relevantes vêm sendo levantadas por especialistas, trazendo à tona discussões que eram tratadas com pouca relevância. Novos pensamentos pedagógicos foram surgindo e novas práticas desenvolvidas. Desta forma, modelos pedagógicos educacionais “antissistemáticos” e libertadores foram deixados de lado, enfraquecendo o debate teórico no ambiente acadêmico. Este projeto de pesquisa reafirma esta preocupação quando em seu corpo traz uma discussão sobre a relação entre anarquismo e educação ou “pedagogia libertária”. A pedagogia libertaria surge como movimento do anarquismo em busca da liberdade social dos indivíduos e da sociedade, com um discurso de uma educação autogerida, para tanto, critica qualquer educação ministrada pelo Estado. Desta forma, anarquistas que se encarregaram de pensar a instrução pública concluíram que uma “verdadeira educação” deveria se distinguir da educação pública. Autores relacionados a esta pedagogia libertaria foram utilizados como referenciais teóricos neste trabalho, que visa um estudo sobre a avaliação a partir da percepção discente sobre o IDE (Índice de Desempenho do Estudante.). Parte-se, assim, de uma revisão de literatura sobre o tema, para em seguida ser realizada uma pesquisa empírica com alunos do curso do BHU e da licenciatura em Sociologia por meio de entrevistas individuais.
Descripción : FARIAS, Roberto Gerônimo de. Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE. 2019. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Roberto Gerônimo de Farias_TCC.pdf2019_proj_rfarias.pdf373,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.