Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300
Título: | Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE |
Autor(es): | Farias, Roberto Gerônimo de |
Palavras-chave: | Anarquismo Educação pública Pedagogia libertária Avaliação |
Data do documento: | 1-Abr-2019 |
Citação: | FARIAS, R. G. (2019) |
Resumo: | Com o resultado de pesquisas sobre o “baixo desempenho” dos alunos brasileiros na educação pública reflexões relevantes vêm sendo levantadas por especialistas, trazendo à tona discussões que eram tratadas com pouca relevância. Novos pensamentos pedagógicos foram surgindo e novas práticas desenvolvidas. Desta forma, modelos pedagógicos educacionais “antissistemáticos” e libertadores foram deixados de lado, enfraquecendo o debate teórico no ambiente acadêmico. Este projeto de pesquisa reafirma esta preocupação quando em seu corpo traz uma discussão sobre a relação entre anarquismo e educação ou “pedagogia libertária”. A pedagogia libertaria surge como movimento do anarquismo em busca da liberdade social dos indivíduos e da sociedade, com um discurso de uma educação autogerida, para tanto, critica qualquer educação ministrada pelo Estado. Desta forma, anarquistas que se encarregaram de pensar a instrução pública concluíram que uma “verdadeira educação” deveria se distinguir da educação pública. Autores relacionados a esta pedagogia libertaria foram utilizados como referenciais teóricos neste trabalho, que visa um estudo sobre a avaliação a partir da percepção discente sobre o IDE (Índice de Desempenho do Estudante.). Parte-se, assim, de uma revisão de literatura sobre o tema, para em seguida ser realizada uma pesquisa empírica com alunos do curso do BHU e da licenciatura em Sociologia por meio de entrevistas individuais. |
Descrição: | FARIAS, Roberto Gerônimo de. Anarquismo e Educação pública: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE. 2019. 23f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5300 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roberto Gerônimo de Farias_TCC.pdf | 2019_proj_rfarias.pdf | 373,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.