Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361
Title: | As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab |
Authors: | Silva, Cryslania de Souza e |
Keywords: | Etnomatemática Formação de Professores Educação Antirracista |
Issue Date: | 7-May-2021 |
Citation: | SILVA, C. S. (2021) |
Abstract: | Este artigo tem como finalidade identificar os aprendizados de estudantes da licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) obtidos junto à componente Etnomatemática. Conceito que surgiu na década de 70 com base em críticas voltadas ao ensino tradicional da matemática. Esse estudo tem como objetivo investigar se é possível aprender história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro-brasileiras presentes em seus conhecimentos matemáticos. Estudo de caráter qualitativo, utilizou-se de referenciais teóricos presentes na disciplina Ensino da Etnomatemática, do curso de Pedagogia da Unilab, como também da análise de entrevistas abertas direcionadas pela abordagem da pesquisa em questão. Ao final do estudo, considerando as analises dos questionários, foi possível verificar que é possível ensinar história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro brasileiras, combatendo o racismo. |
Description: | SILVA, Cryslania de Souza e. As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab. 2021. 17f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361 |
Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRYSLÂNIA DE SOUZA E SILVA TCC.pdf | 2021_art_csilva.pdf | 149,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.