Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361
Título: As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab
Autor(es): Silva, Cryslania de Souza e
Palavras-chave: Etnomatemática
Formação de Professores
Educação Antirracista
Data do documento: 7-Mai-2021
Citação: SILVA, C. S. (2021)
Resumo: Este artigo tem como finalidade identificar os aprendizados de estudantes da licenciatura em Pedagogia da Universidade da Integração da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) obtidos junto à componente Etnomatemática. Conceito que surgiu na década de 70 com base em críticas voltadas ao ensino tradicional da matemática. Esse estudo tem como objetivo investigar se é possível aprender história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro-brasileiras presentes em seus conhecimentos matemáticos. Estudo de caráter qualitativo, utilizou-se de referenciais teóricos presentes na disciplina Ensino da Etnomatemática, do curso de Pedagogia da Unilab, como também da análise de entrevistas abertas direcionadas pela abordagem da pesquisa em questão. Ao final do estudo, considerando as analises dos questionários, foi possível verificar que é possível ensinar história, a partir dos valores civilizatórios culturais de matrizes africanas e afro brasileiras, combatendo o racismo.
Descrição: SILVA, Cryslania de Souza e. As contribuições do ensino de etnomatemática para uma educação anti-racista: experiências do curso de Pedagogia da Unilab. 2021. 17f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5361
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRYSLÂNIA DE SOUZA E SILVA TCC.pdf2021_art_csilva.pdf149,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.