Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5373
Title: | A relação gênero e docência: a presença do pedagogo Homem na educação infantil |
Authors: | Pinho, Arclebia Rodrigues |
Keywords: | Educação infantil Pedagogo Homem Trabalho Feminino Gênero |
Issue Date: | 24-Jan-2023 |
Citation: | PINHO, A. R. (2023) |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a ausência do pedagogo do sexo masculino na educação infantil, ao mesmo tempo que busca-se discutir sobre como o educar e cuidar foram atribuídas às mulheres, as estigmas na educação infantil e com se dá as relações familiares na educação infantil. A metodologia deste trabalho enquadra-se com uma uma análise qualitativa e bibliográfica, tendo como campo teórico a partir dos autores como Débora Sayão (2005), Luís Henrique Alves (2021) e Eleanor Burke Leacock (2019), dentre outros. Embora haja escassez de estudos voltados para a temática, acreditamos que a pesquisa poderá contribuir para a discussão sobre as questões de gênero e da presença e permanência de um pedagogo do sexo masculino em sala de aula da educação infantil, pois essa presença poderá proporcionar muitas experiencias e vivencias que no futuro farão muita diferença na vida estudantil das crianças a partir desse nível de ensino. |
Description: | PINHO, Arclebia Rodrigues. A relação gênero e docência: a presença do pedagogo Homem na educação infantil. 2023. 22f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5373 |
Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arclebia Rodrigues Pinho pdf.pdf | 2023_art_apinho.pdf | 240,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.