Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5378| Title: | Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau | 
| Authors: | Gomes, Décio Otto Carlos | 
| Keywords: | Ritos Educação Currículo Guiné-Bissau | 
| Issue Date: | 6-Feb-2023 | 
| Citation: | GOMES, D. O. C. (2023) | 
| Abstract: | Os ritos são os principais articuladores dos valores e costumes que moldam o comportamento dos povos africanos, guineenses em específico. São guardiões de sentidos e significados endossados pelos povos guineenses, pela sua sociedade, cultura, seu modo de ser e forma de ver e ler o mundo. Sendo assim, na Guiné-Bissau, não se deve construir currículo escolar sem se apoiar nessa herança cultural e educacional deixado pelos ancestrais. Como forma de contribuir para melhor compreensão da realidade educacional dos povos guineenses, para a construção do currículo escolar que respeite e dialogue com a diversidade educacional impressas no cotidiano dos guineenses, se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de refletir sobre a importância dos ritos no processo formativo e pedagógico para a sociedade guineense. Partindo do entendimento de que os ritos desempenham papel fundamental na organização das diversidades culturais e educacionais impressas no cotidiano dos grupos étnicos guineenses. Para tanto, valeu-se de valiosas contribuições de trabalhos como de Djaló (2012), Canda (2006), Braço (2008), Chaua (2015), Namuholopa (2017) e Binze (2022). Partindo duma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfico, refletiu-se sobre a necessidade de um currículo que leve em conta a realidade social dos guineenses. Os resultados apontam que, para que haja um ensino de qualidade, é necessário fazer a inclusão dos ritos no currículo escolar, refletindo sobre a sua importância para a formação da sociedade dos guineenses. | 
| Description: | GOMES, Décio Otto Carlos. Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau. 2023. 18f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5378 | 
| Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Décio Otto Carlos Gomes.pdf | 2023_art_dgomes.pdf | 203,79 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
         