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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5378
Título: | Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau |
Autor(es): | Gomes, Décio Otto Carlos |
Palavras-chave: | Ritos Educação Currículo Guiné-Bissau |
Data do documento: | 6-Fev-2023 |
Citação: | GOMES, D. O. C. (2023) |
Resumo: | Os ritos são os principais articuladores dos valores e costumes que moldam o comportamento dos povos africanos, guineenses em específico. São guardiões de sentidos e significados endossados pelos povos guineenses, pela sua sociedade, cultura, seu modo de ser e forma de ver e ler o mundo. Sendo assim, na Guiné-Bissau, não se deve construir currículo escolar sem se apoiar nessa herança cultural e educacional deixado pelos ancestrais. Como forma de contribuir para melhor compreensão da realidade educacional dos povos guineenses, para a construção do currículo escolar que respeite e dialogue com a diversidade educacional impressas no cotidiano dos guineenses, se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de refletir sobre a importância dos ritos no processo formativo e pedagógico para a sociedade guineense. Partindo do entendimento de que os ritos desempenham papel fundamental na organização das diversidades culturais e educacionais impressas no cotidiano dos grupos étnicos guineenses. Para tanto, valeu-se de valiosas contribuições de trabalhos como de Djaló (2012), Canda (2006), Braço (2008), Chaua (2015), Namuholopa (2017) e Binze (2022). Partindo duma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfico, refletiu-se sobre a necessidade de um currículo que leve em conta a realidade social dos guineenses. Os resultados apontam que, para que haja um ensino de qualidade, é necessário fazer a inclusão dos ritos no currículo escolar, refletindo sobre a sua importância para a formação da sociedade dos guineenses. |
Descrição: | GOMES, Décio Otto Carlos. Ritos como processo formativo e pedagógico: desafio de educação na Guiné-Bissau. 2023. 18f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5378 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
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