Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5381
Title: | Formação docente na Guiné-Bissau: uma abordagem reflexiva sobre a profissão professor |
Authors: | Sadjo, Braima Calilo |
Keywords: | Formação Docentes Guiné-Bissau Educação |
Issue Date: | 15-Jun-2023 |
Citation: | SADJO, B. C. (2023) |
Abstract: | O presente trabalho trata das questões relativas ao professor mediante à sua formação e condições de trabalho nas escolas públicas da Guiné-Bissau que ao longo das duas décadas é pouco animador. O estudo então justifica-se pelas condições precarizadas da educação no país. Seu objetivo é compreender como vem sendo tratada a formação docente e sob quais condições atuam na Guiné-Bissau. A pesquisa é qualitativa, partindo da revisão bibliográfica, análise a partir dos textos selecionados. Os achados respondem ao objetivo na medida que confirmam que a precarização da educação na Guiné-Bissau causa vários impactos para o professorado; que as políticas públicas educacionais são desfavoráveis à qualidade do ensino; revela as condições do ensino na formação inicial de professores; discorre sobre a tendência pedagógica conservadora na formação de professores; revela o pouco investimento financeiro em educação, notadamente da formação inicial de professores. Conclui-se que é necessário investimentos para qualificar a educação. |
Description: | SADJO, Braima Calilo. Formação docente na Guiné-Bissau: uma abordagem reflexiva sobre a profissão professor. 2023. 17f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5381 |
Appears in Collections: | Artigo - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRAIMA CALILO SADJO.pdf | 2023_art_bsadjo.pdf | 254,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.