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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5381
Título: | Formação docente na Guiné-Bissau: uma abordagem reflexiva sobre a profissão professor |
Autor(es): | Sadjo, Braima Calilo |
Palavras-chave: | Formação Docentes Guiné-Bissau Educação |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Citação: | SADJO, B. C. (2023) |
Resumo: | O presente trabalho trata das questões relativas ao professor mediante à sua formação e condições de trabalho nas escolas públicas da Guiné-Bissau que ao longo das duas décadas é pouco animador. O estudo então justifica-se pelas condições precarizadas da educação no país. Seu objetivo é compreender como vem sendo tratada a formação docente e sob quais condições atuam na Guiné-Bissau. A pesquisa é qualitativa, partindo da revisão bibliográfica, análise a partir dos textos selecionados. Os achados respondem ao objetivo na medida que confirmam que a precarização da educação na Guiné-Bissau causa vários impactos para o professorado; que as políticas públicas educacionais são desfavoráveis à qualidade do ensino; revela as condições do ensino na formação inicial de professores; discorre sobre a tendência pedagógica conservadora na formação de professores; revela o pouco investimento financeiro em educação, notadamente da formação inicial de professores. Conclui-se que é necessário investimentos para qualificar a educação. |
Descrição: | SADJO, Braima Calilo. Formação docente na Guiné-Bissau: uma abordagem reflexiva sobre a profissão professor. 2023. 17f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5381 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
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