Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5400
Title: Relações de gênero e praticas sexistas: o comportamento docentes em uma escola do município de Capistrano-CE
Authors: Lima, Karoliny Monteiro Viana
Keywords: Gênero
Sexismo
Escola
Prática docente
Issue Date: 14-Apr-2021
Citation: LIMA, K. M. V. (2021)
Abstract: Essa pesquisa surgiu a partir da inquietação de se compreender como a educação formal pode ter relação direta na formação social dos indivíduos quando se refere à temática de gênero e investigou o sexismo na escola a partir do seguinte questionamento: Como se manifestam as relações de gênero e as práticas sexistas no ambiente escolar? Com o objetivo de entender as relações de gênero e as práticas sexistas na a escola e como ela pode contribuir para a desmistificação dos estereótipos e preconceitos em relação ao sexo, como é feito o debate da temática e quais os impactos disto na sociedade. O trabalho pesquisou as turmas de ensino fundamental nas séries iniciais em uma escola, localizada no município de Capistrano, Ceará. Como metodologia foi utilizado uma abordagem qualitativa com caráter etnográfico aplicado à educação, por meio de observações e análises de conteúdos. Como resultado conclui-se que a escola apesar dos avanços ainda se constitui como um espaço masculino e masculinizador dentro das suas práticas e consequentemente de seus professores e professoras.
Description: LIMA, Karoliny Monteiro Viana. Relações de gênero e praticas sexistas: o comportamento docentes em uma escola do município de Capistrano-CE. 2021. 46f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5400
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAROLINY MONTEIRO VIANA LIMA .pdf2021_mono_klima.pdf631,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.