Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540| Título : | O ensino-aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio | 
| Otros títulos : | um estudo na Escola Almir Pinto - Aracoiaba, Ceará | 
| Autor : | Lima, Glauciara da Silva | 
| Palabras clave : | Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino Aracoiaba - CE  | 
| Fecha de publicación : | 2016 | 
| Citación : | LIMA, G. da S. (2016) | 
| Resumen : | O presente trabalho toma como objeto de investigação as metodologias utilizadas no ensino de Biologia no ensino médio, considerando os desafios presentes nos contextos escolares para tornar significativo ensino-aprendizado dos discentes. O ensino ministrado nas unidades escolares, em decorrência das (re) orientações realizadas pelos sistemas de ensino, vem se transformando, lenta e gradativamente, a esses referenciais, assimilando novas práticas e metodologias de ensino. Em um contexto educacional, político e pedagógico se faz necessária uma abordagem de ensino de Biologia como uma ferramenta disseminadora do conhecimento, que revele sua importância na formação de cidadãos como seres pensantes e ativos. Para situar esta discussão, foi definido como lócus de investigação a Escola Estadual Almir Pinto, localizada no município de Aracoiaba, na Região do Maciço de Baturité, com o objetivo geral de investigar as concepções e práticas do ensino de Biologia nesta instituição. Metodologicamente, a investigação foi orientada pela abordagem qualitativa, se configurando a partir dos objetivos como um estudo descritivo e a partir das estratégias de aproximação com a realidade como um estudo de caso. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a análise documental, a observação participante e a aplicação de questionários. Os resultados apontam que entre as intenções pedagógicas dos professores e suas ações de natureza prática encontra-se a escola, com toda sorte de dificuldades que enfrenta no contexto atual, marcado pela perspectiva de alcance dos melhores resultados com o mínimo de recursos. A precarização do trabalho docente afeta negativamente o trabalho dos educadores, até dos mais bem-intencionados e comprometidos. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540 | 
| Aparece en las colecciones: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Glauciara da Silva Lima Tcc com ficha.pdf | 652,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.