Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Título: O ensino-aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio
Título(s) alternativo(s): um estudo na Escola Almir Pinto - Aracoiaba, Ceará
Autor(es): Lima, Glauciara da Silva
Palavras-chave: Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino
Aracoiaba - CE
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, G. da S. (2016)
Resumo: O presente trabalho toma como objeto de investigação as metodologias utilizadas no ensino de Biologia no ensino médio, considerando os desafios presentes nos contextos escolares para tornar significativo ensino-aprendizado dos discentes. O ensino ministrado nas unidades escolares, em decorrência das (re) orientações realizadas pelos sistemas de ensino, vem se transformando, lenta e gradativamente, a esses referenciais, assimilando novas práticas e metodologias de ensino. Em um contexto educacional, político e pedagógico se faz necessária uma abordagem de ensino de Biologia como uma ferramenta disseminadora do conhecimento, que revele sua importância na formação de cidadãos como seres pensantes e ativos. Para situar esta discussão, foi definido como lócus de investigação a Escola Estadual Almir Pinto, localizada no município de Aracoiaba, na Região do Maciço de Baturité, com o objetivo geral de investigar as concepções e práticas do ensino de Biologia nesta instituição. Metodologicamente, a investigação foi orientada pela abordagem qualitativa, se configurando a partir dos objetivos como um estudo descritivo e a partir das estratégias de aproximação com a realidade como um estudo de caso. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a análise documental, a observação participante e a aplicação de questionários. Os resultados apontam que entre as intenções pedagógicas dos professores e suas ações de natureza prática encontra-se a escola, com toda sorte de dificuldades que enfrenta no contexto atual, marcado pela perspectiva de alcance dos melhores resultados com o mínimo de recursos. A precarização do trabalho docente afeta negativamente o trabalho dos educadores, até dos mais bem-intencionados e comprometidos.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glauciara da Silva Lima Tcc com ficha.pdf652,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.