Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5432
Title: | A participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir do olhar docente |
Authors: | Almeida, Dayane dos Anjos |
Keywords: | Alfabetização Rede pública e privada Participação das famílias |
Issue Date: | 20-Jan-2023 |
Citation: | ALMEIDA, D. A. (2023) |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como se dá a participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir da perspectiva docente. Pesquisa qualitativa, de natureza básica, com metodologias de caráter exploratório-descritivo que foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, baseando- se nas respostas dos/as profissionais entrevistados/as da rede básica pública e privada de ensino, que atuam ou atuaram nas séries de alfabetização, especialmente, Infantil V e 1o ano. A técnica de entrevista semiestruturada e na análise de conteúdo foi utilizada buscando assim colher informações que evidenciem como a participação das famílias na alfabetização dos/as filhos/as são colaboradores neste período, a partir do olhar docente. Temos como resultado a constatação de que o acompanhamento familiar faz grande diferença no desenvolvimento dos/as estudantes, assim como também tem influência positiva sobre a desenvoltura das mesmas no que refere às habilidades psicomotoras, onde contribui para o processo de aprendizagem da alfabetização. |
Description: | ALMEIDA, Dayane dos Anjos. A participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir do olhar docente. 2023. 41f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5432 |
Appears in Collections: | Monografia - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAYANE DOS ANJOS ALMEIDA.pdf | 2023_mono_dalmeida.pdf | 743,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.