Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5432
Título: A participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir do olhar docente
Autor(es): Almeida, Dayane dos Anjos
Palavras-chave: Alfabetização
Rede pública e privada
Participação das famílias
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: ALMEIDA, D. A. (2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar como se dá a participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir da perspectiva docente. Pesquisa qualitativa, de natureza básica, com metodologias de caráter exploratório-descritivo que foi desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, baseando- se nas respostas dos/as profissionais entrevistados/as da rede básica pública e privada de ensino, que atuam ou atuaram nas séries de alfabetização, especialmente, Infantil V e 1o ano. A técnica de entrevista semiestruturada e na análise de conteúdo foi utilizada buscando assim colher informações que evidenciem como a participação das famílias na alfabetização dos/as filhos/as são colaboradores neste período, a partir do olhar docente. Temos como resultado a constatação de que o acompanhamento familiar faz grande diferença no desenvolvimento dos/as estudantes, assim como também tem influência positiva sobre a desenvoltura das mesmas no que refere às habilidades psicomotoras, onde contribui para o processo de aprendizagem da alfabetização.
Descrição: ALMEIDA, Dayane dos Anjos. A participação da família no processo de alfabetização dos/as filhos/as a partir do olhar docente. 2023. 41f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5432
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANE DOS ANJOS ALMEIDA.pdf2023_mono_dalmeida.pdf743,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.