Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5510
Título : | Educação antirracista e a formação de professoras de escolas públicas de Redenção (Ceará) |
Autor : | Góes, Tânia Maria de |
Palabras clave : | Formação inicial e continuada de professores(as) Racismo Relações étnico- raciais |
Fecha de publicación : | 28-jun-2023 |
Citación : | GÓES, T. M. (2023) |
Resumen : | O objetivo central desta pesquisa foi compreender as trajetórias de formação inicial e continuada dos (as) professores (as) que atuam na E.M.E.I.E.F. Doutor Edmilson Barros de Oliveira e na E.M.E.I.E.F. Sebastião José Bezerra, analisando em que medida essas trajetórias formativas contribuem para práticas docentes antirracistas em sala de aula e para a incorporação de discussões das questões étnico-raciais para a formação educacional dos alunos do ensino fundamental ano iniciais. A metodologia empreendida foi o estudo de caso. Realizou-se entrevistas com 08 (oito) professoras das duas escolas supracitadas, inclui-se como procedimentos metodológicos: a observação in loco e análise documental dos Projetos Político Pedagógico (PPP) das escolas lócus da pesquisa. Os dados empíricos e documentais foram analisados à luz do referencial teórico de Munanga (2003, 2005), Gomes (2021), Ribeiro (2019), Freire (1981, 1996, 2000) entre outros. A pesquisa apontou para a importância dos princípios e orientações destas legislações e das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para a formação de professores(as) e dos(as) alunos(as). Para termos uma escola comprometida com a educação antirracista, para termos um ambiente escolar com educadores(as) e profissionais da educação que identifiquem e combatam o racismo, é crucial o investimento na formação dos(as) professores(as), assim como, envolver todos que fazem parte da comunidade escolar, incluindo a comunidade externa à escola. |
Descripción : | GÓES, Tânia Maria de. Educação antirracista e a formação de professoras de escolas públicas de Redenção (Ceará). 2023. 111f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5510 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TÂNIA MARIA DE GÓES.pdf | 2023_diss_tgoés.pdf | 894,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.