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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5510
Título: | Educação antirracista e a formação de professoras de escolas públicas de Redenção (Ceará) |
Autor(es): | Góes, Tânia Maria de |
Palavras-chave: | Formação inicial e continuada de professores(as) Racismo Relações étnico- raciais |
Data do documento: | 28-Jun-2023 |
Citação: | GÓES, T. M. (2023) |
Resumo: | O objetivo central desta pesquisa foi compreender as trajetórias de formação inicial e continuada dos (as) professores (as) que atuam na E.M.E.I.E.F. Doutor Edmilson Barros de Oliveira e na E.M.E.I.E.F. Sebastião José Bezerra, analisando em que medida essas trajetórias formativas contribuem para práticas docentes antirracistas em sala de aula e para a incorporação de discussões das questões étnico-raciais para a formação educacional dos alunos do ensino fundamental ano iniciais. A metodologia empreendida foi o estudo de caso. Realizou-se entrevistas com 08 (oito) professoras das duas escolas supracitadas, inclui-se como procedimentos metodológicos: a observação in loco e análise documental dos Projetos Político Pedagógico (PPP) das escolas lócus da pesquisa. Os dados empíricos e documentais foram analisados à luz do referencial teórico de Munanga (2003, 2005), Gomes (2021), Ribeiro (2019), Freire (1981, 1996, 2000) entre outros. A pesquisa apontou para a importância dos princípios e orientações destas legislações e das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para a formação de professores(as) e dos(as) alunos(as). Para termos uma escola comprometida com a educação antirracista, para termos um ambiente escolar com educadores(as) e profissionais da educação que identifiquem e combatam o racismo, é crucial o investimento na formação dos(as) professores(as), assim como, envolver todos que fazem parte da comunidade escolar, incluindo a comunidade externa à escola. |
Descrição: | GÓES, Tânia Maria de. Educação antirracista e a formação de professoras de escolas públicas de Redenção (Ceará). 2023. 111f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5510 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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