Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Title: | Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor |
Authors: | Lima Junior, Geraldo Venceslau de |
Keywords: | Professor surdo Autobiografia Identidade |
Issue Date: | 22-Dec-2021 |
Citation: | LIMA JÚNIOR, G. V. (2021) |
Abstract: | O presente trabalho apresenta a história de vida e formação de um professor surdo, discente do Mestrado em Ensino e Formação Docente, do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, suas histórias de vida e lutas, traçamos como objetivo geral compreender a constituição da identidade de um professor surdo, a partir das narrativas e dos processos formativos vivenciados ao longo de sua vida. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com método (auto) biográfico, em que o sujeito (auto) narra seu processo de formação. O estudo apresenta a (trans)formação de um menino surdo em professor, a fim de dar oportunidade de vez e voz para que revele suas vivências, dificuldades, possibilidades, vitórias, seus aprendizados, além de valorizar a cultura e a identidade surda. |
Description: | LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de. Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor. 2021. 73f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525 |
Appears in Collections: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GERALDO VENCESLAU DE LIMA JÚNIOR.pdf | 2021_diss_glimajúnior.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.