Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Title: Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor
Authors: Lima Junior, Geraldo Venceslau de
Keywords: Professor surdo
Autobiografia
Identidade
Issue Date: 22-Dec-2021
Citation: LIMA JÚNIOR, G. V. (2021)
Abstract: O presente trabalho apresenta a história de vida e formação de um professor surdo, discente do Mestrado em Ensino e Formação Docente, do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, suas histórias de vida e lutas, traçamos como objetivo geral compreender a constituição da identidade de um professor surdo, a partir das narrativas e dos processos formativos vivenciados ao longo de sua vida. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com método (auto) biográfico, em que o sujeito (auto) narra seu processo de formação. O estudo apresenta a (trans)formação de um menino surdo em professor, a fim de dar oportunidade de vez e voz para que revele suas vivências, dificuldades, possibilidades, vitórias, seus aprendizados, além de valorizar a cultura e a identidade surda.
Description: LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de. Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor. 2021. 73f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERALDO VENCESLAU DE LIMA JÚNIOR.pdf2021_diss_glimajúnior.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.