Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Título : Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor
Autor : Lima Junior, Geraldo Venceslau de
Palabras clave : Professor surdo
Autobiografia
Identidade
Fecha de publicación : 22-dic-2021
Citación : LIMA JÚNIOR, G. V. (2021)
Resumen : O presente trabalho apresenta a história de vida e formação de um professor surdo, discente do Mestrado em Ensino e Formação Docente, do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, suas histórias de vida e lutas, traçamos como objetivo geral compreender a constituição da identidade de um professor surdo, a partir das narrativas e dos processos formativos vivenciados ao longo de sua vida. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa com método (auto) biográfico, em que o sujeito (auto) narra seu processo de formação. O estudo apresenta a (trans)formação de um menino surdo em professor, a fim de dar oportunidade de vez e voz para que revele suas vivências, dificuldades, possibilidades, vitórias, seus aprendizados, além de valorizar a cultura e a identidade surda.
Descripción : LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de. Como teria sido se fosse diferente? A transformação de menino surdo em professor. 2021. 73f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5525
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GERALDO VENCESLAU DE LIMA JÚNIOR.pdf2021_diss_glimajúnior.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.