Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842
Title: | Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB |
Authors: | Silva, Leticia Lima |
Keywords: | Resumo acadêmico movimento retórico reformulação |
Issue Date: | 3-Jan-2023 |
Citation: | SILVA, L. L. (2023) |
Abstract: | No decorrer da vida acadêmica, nos deparamos com uma infinidade de gêneros acadêmicos, o que torna relevante o estudo em torno desse tema, a presente pesquisa é referente ao gênero resumo/abstract, gênero esse, que é de inteira importância pra a vida acadêmica. O objetivo desse trabalho é observar a evolução na escrita dos estudantes e analisar as semelhanças e diferenças na construção e estruturação do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes do curso de Letras Língua-portuguesa da UNILAB, Redenção-Ce, tendo como referencial teórico (Swales,1990; Motta-Roth e Hendges, 2010 e Biasi-Rodrigues, 2009). Em nossa metodologia, a investigação do corpus aconteceu pelo levantamento de 10 resumos nos componentes curriculares obrigatórios das disciplinas de LPT 1 e TCC 2. Os resultados sugeriram semelhanças nas descrições retóricas, o que possibilitou uma proposta de reformulação no quadro de movimentos retóricos, assim como, também uma evolução na escrita acadêmica dos estudantes. |
Description: | SILVA, Leticia Lima. Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB. 2023, 45f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842 |
Appears in Collections: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIA LIMA SILVA.pdf | 2023_mono_letsilva.pdf | 358 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.