Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842
Título : Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB
Autor : Silva, Leticia Lima
Palabras clave : Resumo acadêmico
movimento retórico
reformulação
Fecha de publicación : 3-ene-2023
Citación : SILVA, L. L. (2023)
Resumen : No decorrer da vida acadêmica, nos deparamos com uma infinidade de gêneros acadêmicos, o que torna relevante o estudo em torno desse tema, a presente pesquisa é referente ao gênero resumo/abstract, gênero esse, que é de inteira importância pra a vida acadêmica. O objetivo desse trabalho é observar a evolução na escrita dos estudantes e analisar as semelhanças e diferenças na construção e estruturação do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes do curso de Letras Língua-portuguesa da UNILAB, Redenção-Ce, tendo como referencial teórico (Swales,1990; Motta-Roth e Hendges, 2010 e Biasi-Rodrigues, 2009). Em nossa metodologia, a investigação do corpus aconteceu pelo levantamento de 10 resumos nos componentes curriculares obrigatórios das disciplinas de LPT 1 e TCC 2. Os resultados sugeriram semelhanças nas descrições retóricas, o que possibilitou uma proposta de reformulação no quadro de movimentos retóricos, assim como, também uma evolução na escrita acadêmica dos estudantes.
Descripción : SILVA, Leticia Lima. Análise dos movimentos retóricos do gênero resumo acadêmico produzidos por estudantes da UNILAB. 2023, 45f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5842
Aparece en las colecciones: Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LETÍCIA LIMA SILVA.pdf2023_mono_letsilva.pdf358 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.