Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887
Título : Biblioteca comunitária Patativa do Assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais
Autor : Silva, Bruna Clézia dos Santos
Palabras clave : Biblioteca comunitária
Ensino
Decolonialidade
Linguística aplicada
Fecha de publicación : 2-sep-2022
Citación : SILVA, B. C. S. (2022)
Resumen : Neste trabalho, temos como objetivo construir uma reflexão epistêmica acerca do ensino tradicional pelo qual o sistema de colonialidade do ser, do saber e do poder se projeta, à luz dos autores (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2003; BALLESTRIN, 2013), apresentamos esta pesquisa na área da linguística aplicada (LA), aliada a teoria decolonial do ensino como forma de construir novas condições sociais, políticas, culturais e também de pensamento, admitindo a práxis (FREIRE, 1987) como peça fundamental para o desmantelamento do ensino hegemônico, propomos a iniciativa da Biblioteca Comunitária Patativa do Assaré, localizada no município de Pentecoste-Ce, enquanto estratégia de ensino decolonial, emergente em território periférico (Santos, 2012) a qual contribui na missão de decolonizar o campo do ensino, pensando na educação como prática de liberdade (FREIRE,1997; HOOKS, 2013). Por fim, nossa pesquisa transgride ainda a abordagem interpretativista, à medida que consideramos a construção de uma agenda propositiva.
Descripción : SILVA, Bruna Clézia dos Santos. Biblioteca comunitária patativa do assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRUNA CLÉZIA DOS SANTOS SILVA .pdf2022_art_brunasilva.pdf300,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.