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Título: Biblioteca comunitária Patativa do Assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais
Autor(es): Silva, Bruna Clézia dos Santos
Palavras-chave: Biblioteca comunitária
Ensino
Decolonialidade
Linguística aplicada
Data do documento: 2-Set-2022
Citação: SILVA, B. C. S. (2022)
Resumo: Neste trabalho, temos como objetivo construir uma reflexão epistêmica acerca do ensino tradicional pelo qual o sistema de colonialidade do ser, do saber e do poder se projeta, à luz dos autores (QUIJANO, 2000; MIGNOLO, 2003; BALLESTRIN, 2013), apresentamos esta pesquisa na área da linguística aplicada (LA), aliada a teoria decolonial do ensino como forma de construir novas condições sociais, políticas, culturais e também de pensamento, admitindo a práxis (FREIRE, 1987) como peça fundamental para o desmantelamento do ensino hegemônico, propomos a iniciativa da Biblioteca Comunitária Patativa do Assaré, localizada no município de Pentecoste-Ce, enquanto estratégia de ensino decolonial, emergente em território periférico (Santos, 2012) a qual contribui na missão de decolonizar o campo do ensino, pensando na educação como prática de liberdade (FREIRE,1997; HOOKS, 2013). Por fim, nossa pesquisa transgride ainda a abordagem interpretativista, à medida que consideramos a construção de uma agenda propositiva.
Descrição: SILVA, Bruna Clézia dos Santos. Biblioteca comunitária patativa do assaré: uma pesquisa epistêmica das práticas de ensino recoloniais. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5887
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