Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910| Title: | PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias" |
| Authors: | Lessa, Vitória Ellen Mendes |
| Keywords: | PIBID Identidade docente Espaço escolar |
| Issue Date: | 10-Aug-2022 |
| Citation: | LESSA, V. E. M. (2022) |
| Abstract: | Atualmente, observa-se que muitas pesquisas têm sido realizadas sobre esse tema com vistas à criação de espaços de formação cada vez mais qualificados, para que a academia tenha um lugar não só para o desenvolvimento técnico e científico profissionalmente relevante. As abordagens educacionais institucionais exercem forte influência na formação docente, porém, mesmo com os avanços recentes, essa prática educativa formativa nem sempre parece potencializar a configuração das identidades profissionais. O projeto “Risos e Poesias” serviu como uma estratégia de ensino de leitura através do trabalho com o gênero textual poema, tornando a aprendizagem mais efetiva, despertando o interesse dos discentes. O objetivo do trabalho é investigar como ocorre o processo de construção da identidade docente durante as atividades do projeto “Risos e Poesias” no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Língua Portuguesa e a importância da afetividade nas estratégias formativas no ensino de leitura no ensino médio. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa por ser de interesse a produção de sentidos relacionados às vivências dos estudantes no PIBID com os alunos do 1° ano em uma escola de ensino médio na cidade de Antônio Diogo e de Barreira localizadas no Maciço de Baturité. A amostra foi composta de treze estudantes bolsistas do projeto PIBID. As entrevistas ocorreram entre os meses de maio e junho de 2022. Os resultados obtidos pela aplicação do questionário demonstraram que é de suma importância o convívio em âmbito escolar em decorrência do curso como também a aplicação e colaboração dos acadêmicos no desenvolvimento de projetos que corroborem o aprendizado. Conclui-se que o PIBID oferece aos participantes a possibilidade de se reconhecerem como professores, além de obterem reconhecimento de alunos e colegas, pois a partir da experiência, os bolsistas têm a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e conhecer e enfrentar desafios. |
| Description: | LESSA,Vitória Ellen Mendes. PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias". 2022. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910 |
| Appears in Collections: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Vitória Ellen Mendes Lessa.pdf | 2022_art_vitlessa.pdf | 256,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.