Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910
Título : | PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias" |
Autor : | Lessa, Vitória Ellen Mendes |
Palabras clave : | PIBID Identidade docente Espaço escolar |
Fecha de publicación : | 10-ago-2022 |
Citación : | LESSA, V. E. M. (2022) |
Resumen : | Atualmente, observa-se que muitas pesquisas têm sido realizadas sobre esse tema com vistas à criação de espaços de formação cada vez mais qualificados, para que a academia tenha um lugar não só para o desenvolvimento técnico e científico profissionalmente relevante. As abordagens educacionais institucionais exercem forte influência na formação docente, porém, mesmo com os avanços recentes, essa prática educativa formativa nem sempre parece potencializar a configuração das identidades profissionais. O projeto “Risos e Poesias” serviu como uma estratégia de ensino de leitura através do trabalho com o gênero textual poema, tornando a aprendizagem mais efetiva, despertando o interesse dos discentes. O objetivo do trabalho é investigar como ocorre o processo de construção da identidade docente durante as atividades do projeto “Risos e Poesias” no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Língua Portuguesa e a importância da afetividade nas estratégias formativas no ensino de leitura no ensino médio. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa por ser de interesse a produção de sentidos relacionados às vivências dos estudantes no PIBID com os alunos do 1° ano em uma escola de ensino médio na cidade de Antônio Diogo e de Barreira localizadas no Maciço de Baturité. A amostra foi composta de treze estudantes bolsistas do projeto PIBID. As entrevistas ocorreram entre os meses de maio e junho de 2022. Os resultados obtidos pela aplicação do questionário demonstraram que é de suma importância o convívio em âmbito escolar em decorrência do curso como também a aplicação e colaboração dos acadêmicos no desenvolvimento de projetos que corroborem o aprendizado. Conclui-se que o PIBID oferece aos participantes a possibilidade de se reconhecerem como professores, além de obterem reconhecimento de alunos e colegas, pois a partir da experiência, os bolsistas têm a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e conhecer e enfrentar desafios. |
Descripción : | LESSA,Vitória Ellen Mendes. PIBID: a construção da identidade profissional docente por meio do projeto "risos e poesias". 2022. 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5910 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vitória Ellen Mendes Lessa.pdf | 2022_art_vitlessa.pdf | 256,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.