Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920
Título : O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência
Autor : Baldé, Braima
Palabras clave : Ensino
Literatura
Guiné-Bissau
Instabilidades políticas
Fecha de publicación : 24-feb-2022
Citación : BALDÉ, B. (2022)
Resumen : Este texto tem como propósito apresentar resultados de pesquisa sobre o ensino da literatura na Guiné-Bissau. Tendo como base teórica e crítica sobre a questão em Guiné-Bissau, o aporte de pesquisadores como: Cá; Cá, 2017; Sané, 2018; Cá, 2015, dentre outros. Também foram realizadas, mediante questionário, entrevista com cinco professores e vinte discentes guineenses sobre o tema. A análise dos resultados indica que o ensino da literatura na Guiné-Bissau não ocorre de maneira regular, ou seja, não há planos sobre a sua execução na sala de aula, nem projetos com parâmetros nacionais para sua execução. Ainda que os resultados apontem que não é só o ensino da literatura que tem apresentado problemas, e sim o ensino guineense em geral, constata-se que é provocado pela instabilidade política cíclica, que o país tem vivenciado após a sua independência.
Descripción : BALDÉ, Braima. O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Braima Baldé.pdf2022_art_brabaldé.pdf422,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.