Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920
Título: O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência
Autor(es): Baldé, Braima
Palavras-chave: Ensino
Literatura
Guiné-Bissau
Instabilidades políticas
Data do documento: 24-Fev-2022
Citação: BALDÉ, B. (2022)
Resumo: Este texto tem como propósito apresentar resultados de pesquisa sobre o ensino da literatura na Guiné-Bissau. Tendo como base teórica e crítica sobre a questão em Guiné-Bissau, o aporte de pesquisadores como: Cá; Cá, 2017; Sané, 2018; Cá, 2015, dentre outros. Também foram realizadas, mediante questionário, entrevista com cinco professores e vinte discentes guineenses sobre o tema. A análise dos resultados indica que o ensino da literatura na Guiné-Bissau não ocorre de maneira regular, ou seja, não há planos sobre a sua execução na sala de aula, nem projetos com parâmetros nacionais para sua execução. Ainda que os resultados apontem que não é só o ensino da literatura que tem apresentado problemas, e sim o ensino guineense em geral, constata-se que é provocado pela instabilidade política cíclica, que o país tem vivenciado após a sua independência.
Descrição: BALDÉ, Braima. O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Braima Baldé.pdf2022_art_brabaldé.pdf422,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.