Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920
Título: | O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência |
Autor(es): | Baldé, Braima |
Palavras-chave: | Ensino Literatura Guiné-Bissau Instabilidades políticas |
Data do documento: | 24-Fev-2022 |
Citação: | BALDÉ, B. (2022) |
Resumo: | Este texto tem como propósito apresentar resultados de pesquisa sobre o ensino da literatura na Guiné-Bissau. Tendo como base teórica e crítica sobre a questão em Guiné-Bissau, o aporte de pesquisadores como: Cá; Cá, 2017; Sané, 2018; Cá, 2015, dentre outros. Também foram realizadas, mediante questionário, entrevista com cinco professores e vinte discentes guineenses sobre o tema. A análise dos resultados indica que o ensino da literatura na Guiné-Bissau não ocorre de maneira regular, ou seja, não há planos sobre a sua execução na sala de aula, nem projetos com parâmetros nacionais para sua execução. Ainda que os resultados apontem que não é só o ensino da literatura que tem apresentado problemas, e sim o ensino guineense em geral, constata-se que é provocado pela instabilidade política cíclica, que o país tem vivenciado após a sua independência. |
Descrição: | BALDÉ, Braima. O ensino de literatura na Guiné-Bissau: reflexões sobre uma ausência. 2022. 24f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5920 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Braima Baldé.pdf | 2022_art_brabaldé.pdf | 422,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.