Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592
Título : | Variação linguística : das discussões acadêmicas aos livros didáticos |
Autor : | Silva, Evilásio do Nascimento |
Palabras clave : | livros didáticos |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SILVA, N. S. (2017) |
Resumen : | Este artigo tem o objetivo de analisar como os livros didáticos de língua portuguesa da coleção “Língua portuguesa: Linguagem e interação”, de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2010), utilizados em escola de Ensino Médio do município de Redenção-CE, abordam o fenômeno da variação linguística. Partimos do pressuposto de que as emissões de preconceito a determinadas variedades decorrem principalmente da falta de conhecimento sobre esse fenômeno, portanto entendê-lo é ferramenta de combate a esse tipo de preconceito. Para tanto, os fundamentos teóricos utilizados foram baseados principalmente nos estudos de Alkmim (2012), Bagno (2011), Travaglia (2009), com discussões sobre as relações entre variação, ensino e materiais didáticos. Os resultados mostram que a abordagem da variação no livro didático ainda é bastante superficial, apresentando algumas falhas. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evilásio do Nascimento Silva.pdf | 360,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.