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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592
Título: | Variação linguística : das discussões acadêmicas aos livros didáticos |
Autor(es): | Silva, Evilásio do Nascimento |
Palavras-chave: | livros didáticos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, N. S. (2017) |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar como os livros didáticos de língua portuguesa da coleção “Língua portuguesa: Linguagem e interação”, de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2010), utilizados em escola de Ensino Médio do município de Redenção-CE, abordam o fenômeno da variação linguística. Partimos do pressuposto de que as emissões de preconceito a determinadas variedades decorrem principalmente da falta de conhecimento sobre esse fenômeno, portanto entendê-lo é ferramenta de combate a esse tipo de preconceito. Para tanto, os fundamentos teóricos utilizados foram baseados principalmente nos estudos de Alkmim (2012), Bagno (2011), Travaglia (2009), com discussões sobre as relações entre variação, ensino e materiais didáticos. Os resultados mostram que a abordagem da variação no livro didático ainda é bastante superficial, apresentando algumas falhas. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
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