Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592
Título: Variação linguística : das discussões acadêmicas aos livros didáticos
Autor(es): Silva, Evilásio do Nascimento
Palavras-chave: livros didáticos
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, N. S. (2017)
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar como os livros didáticos de língua portuguesa da coleção “Língua portuguesa: Linguagem e interação”, de Faraco, Moura e Maruxo Júnior (2010), utilizados em escola de Ensino Médio do município de Redenção-CE, abordam o fenômeno da variação linguística. Partimos do pressuposto de que as emissões de preconceito a determinadas variedades decorrem principalmente da falta de conhecimento sobre esse fenômeno, portanto entendê-lo é ferramenta de combate a esse tipo de preconceito. Para tanto, os fundamentos teóricos utilizados foram baseados principalmente nos estudos de Alkmim (2012), Bagno (2011), Travaglia (2009), com discussões sobre as relações entre variação, ensino e materiais didáticos. Os resultados mostram que a abordagem da variação no livro didático ainda é bastante superficial, apresentando algumas falhas.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/592
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evilásio do Nascimento Silva.pdf360,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.