Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5943
Title: Argumentação e Processo Referencial Dêitico em Anúncios da Marca de Cosméticos de Beleza Natura no Instagram
Authors: Castro, Nádia Lima de
Keywords: Linguística Textual
Argumentação
Referenciação
Dêixis
Issue Date: 28-Jul-2023
Citation: CASTRO, N. L. (2023)
Abstract: Neste trabalho, abordamos o uso dos processos referenciais na construção da orientação argumentativa de anúncios publicitários, especificamente aqueles veiculados no meio digital. Nosso objetivo é analisar o emprego da dêixis nas postagens do perfil da marca de cosméticos Natura no Instagram. Para essa análise, nos baseamos nas contribuições de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014) sobre os processos referenciais, bem como nas ideias de Martins (2019) sobre a dêixis e nos estudos de Paveau (2017) sobre tecnodiscurso. Consideramos esses estudos como importante referência para a compreensão desses processos. Nosso trabalho está fundamentado na visão de texto da Linguística Textual e na noção de argumentação apresentada por Amossy (2006 [2000]). Defendemos a perspectiva de que os processos referenciais, especialmente a dêixis, desempenham um papel fundamental na condução da argumentação pretendida pelo locutor.
Description: CASTRO, Nádia Lima de. Argumentação e Processo Referencial Dêitico em Anúncios da Marca de Cosméticos de Beleza Natura no Instagram. 2023. 17f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5943
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nádia Lima de Castro.pdf2023_art_nádiacastro.pdf646,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.